Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Farpas

Orelhões sobrevivem em Água Clara, apesar do avanço da telefonia celular com a chegada do 5G e tudo mais

15 de julho de 2022 Farpas
×

Os primeiros orelhões de Água Clara foram instalados no início dos anos 1990, na gestão do então prefeito Ésio de Matos que, além da telefonia, trouxe para cidade também a energia elétrica, asfalto e muitas outras novidades para a época. Falando em orelhões, no Brasil quantidade deles saltou de pouco mais 10 mil unidades, em 1972, para quase 1,4 mil aparelhos, em 2001, quando eles chegaram ao seu auge. Desde então, o número vem caindo a cada ano. Mas ainda estão por ai.

Total de aparelhos

Você se lembra quando foi a última vez que usou um telefone público? Pois bem, apesar dos avanços da telefonia celular (atualmente, até mesmo a maioria das crianças tem um aparelho) os orelhões ainda existem em Água Clara. São 16 aparelhos, sendo um ecológico (em formato de onça) e outro em uma propriedade rural no São Domingos. No auge, porém, haviam mais de 60 orelhões.

Resistentes

Os aparelhos existentes na cidade funcionam, porém, são muito pouco utilizados. A função deles é mais para ligações de emergência, do tipo 190 e para chamadas a cobrar, até mesmo porque não existem mais cartões para vender há alguns anos. A maioria deles está instalada em frente às escolas e nos postos de saúde, mas existem também em frente a empresas comerciais.

Prejuízos

Como ocorre com todo bem público, os orelhões também são alvo de vandalismo o que acaba fazendo com que sua manutenção fique mais cara, devido aos danos sofridos constantemente. A depredação mais comum, é a retirada de imã do monofone para ser vendido como sucata.

 



Notícias