Morador do Bairro Portelinha, em Água Clara, Samuel Pereira dos Santos, o Mc SMK, fez uma música para homenagear a comunidade onde vive desde os nove anos de idade. Atualmente com 22 anos, o funqueiro explica que resolveu homenagear o bairro que, na verdade, se chama Primavera por que foi onde cresceu e viveu uma infinidade coisas. “Quero mostrar a todos o valor do nosso bairro”, destacou.
Ao falar sobre as particularidades que fazem do Portelinha “um ótimo bairro para se morar”, SMK menciona as crianças brincando e afirma que a vizinhança “é tudo gente boa”. De acordo com o ele, os moradores aprovaram a música, tanto que alguns até sabem um pedaço da letra.
Samuel, que parou no 1° ano do ensino médio e trabalha na área florestal, não cheguei a gravar ainda, mas possui diversas músicas escritas. “Meu sonho e que todos gostem e escutem minha musica e que as letras falem com as pessoas. E se um dia Deus permitir, estourar no mundo do funk e fazer história”.
Tendo MCs Lipi e Marks como inspiração, SMK canto mais chamado “funk consciente”.
Origem do bairro
O Bairro Primavera passou a ser chamado de “Portelinha”, em alusão à novela "Duas Caras", em que Lázaro Ramos interpretou Evilásio, um herói que morava na fictícia Portelinha e sofria preconceito racial e social ao se apaixonar pela mocinha Júlia, de Débora Falabella, moradora da Lagoa, na Zona Sul da cidade. A Portelinha foi inspirada na favela Rio das Pedras, no Rio.
No início os moradores não gostava de o bairro ser chamado de Portelinha, exatamente por remeter ao nome de uma favela – ainda que fictícia - mas acabaram se acostumando.
Confira a música em seu canal no YouTube: https://youtu.be/wBQ3_Ds3U2c