“Já tomei as três doses e se tiver a quarta e quinta vou tomar também”. A afirmação é do salgadeiro de Água Clara, Aparecido Almeida de Andrade, 62 anos, que desde o início da pandemia tem tomado todos os cuidados necessários para não pegar a Covid-19. E, até agora, tem conseguido se livrar do vírus maldito. Em sua casa, apenas o filho foi infectado. “Meu menino pegou, mas foi tranquilo, quando fez o exame já estava acabando (os efeitos da doença)”.
Entre os cuidados que tem, o principal é o uso de máscara. Apesar de em Mato Grosso do Sul não ser mais obrigado usar máscara nas ruas, Aparecido não abre mão da proteção em momento alguém. Às vezes usa até dentro de casa e, se brincar, até dorme com o acessório. E já avisou que não pretende abrir mão do uso da máscara tão cedo, nem tanto por medo do vírus, mas para proteger a ele e às outras pessoas.
Sem sentir nenhum incomodo com o uso da máscara, Aparecido considera que a proteção é muito importante e nem se importa com as zoações das pessoas. Recentemente, alguém quis tirar uma casquinha por ele estar de máscara, ao que alertou: “Se cuida, senão essa nova variante [Ômicron] vai te pegar”.
Casado, Aparecido não tem nenhuma comorbidade, como diabetes, colesterol alto, pressão alta ou falta de ar. Diz que deixou de fumar 25 anos atrás.