Em alusão ao Dia dos Pais, o Fatos Regionais está publicando matérias abordando a relação dos pais com os filhos. Desta vez, destacamos a evolução do pequeno armazém aberto por Silvio Paulo Paniago, que se transformou no Super Mercado Paniago, um dos maiores empreendimentos comerciais de Água Clara, com duas lojas.
Oriundo de Campo Grande, na década de 1970, Silvio abriu o Armazém Paniago, nas imediações da Escola Estadual Marechal Castelo Branco. Anos após, comprou dois terrenos à margem direita da Rodovia BR-262, no sentido Campo Grande, num local que era ocupado basicamente por plantações de eucalipto. Nessa área, além do armazém, passou a funcionar também um hotel e um restaurante de pequeno.
Transição
Em 1986, Silvio Paniago, que era diabético e por conta disto fazia sessões hemodiálise dia sim dia não, teve que iniciar um tratamento de Saúde em Curitiba, passando também por São Paulo e Campo Grande. Com isso, o seu filho mais velho, Ruy Rodrigues Paniago, 49 anos, teve que se envolver mais com o comércio do pai, assumindo mais responsabilidade. Nessa época, Ruy tinha 14 anos de idade. Mas já trabalhava desde os 12.
Por complicações da doença, Silvio morreu em 1990, foi quando Ruy assumiu definitivamente o comando dos negócios, ou seja, do Armazém, do Hotel e do Restaurante Paniago, juntamente com a irmã Keila, que trabalha com ele até hoje, juntamente com o cunhado Adriano.
Por certo tempo, Ruy administrou o comércio da forma que herdou do pai. Entretanto, com sua visão empreendedora e futurística, aos poucos, foi ampliando o comércio, que se transformou no Supermercado Paniago. Sempre no mesmo local adquirido pelo pai.
Posteriormente, Ruy foi adquirindo terrenos adjacentes e hoje, além de o supermercado ocupar uma quadra inteira, adquiriu também outra meia quadra que é usada como estacionamento para clientes. Além do supermercado, funciona no local também um moderno restaurante, que é referência no município de Água Clara e por pessoas de várias localidades que quando vem ao município faz questão de fazer lá as suas refeições. “Sempre fazemos questão acompanhar as tendências do mercado, e adquirir conhecimento”, diz Ruy.
Loja 2
Para consolidar definitivamente o legado deixado pelo pai, em dezembro do ano passado inaugurou uma segunda unidade do Supermercado Paniago, localizada na Avenida Benevenuto Ottoni, no Jardim Primavera, ocupando uma área de três mil metros quadrados.
Com as duas lojas, o Supermercado Paniago gera em torno de 140 empregos diretos.
Questionado sobre qual a receita para transformar um armazém que era tocado unicamente pelo senhor Silvio em um comércio que se tornou um dos maiores empregadores de Água Clara, Ruy explica que sempre faz questão de colocar em prática os princípios que recebeu do pai, que o ensinou a ser um homem honesto e de compromisso. “O cliente acredita na gente, porque temos compromisso com ele e trabalhamos sempre com honestidade”, diz o empresário, que sempre faz questão de deixar claro para seus colaboradores: “o que é nosso, é nosso; o que é dos outros, é dos outros”. Para ele, trabalhando de forma correta, tudo dará certo.