Na sessão ordinária de ontem (5), da Câmara de Água Clara, o vereador Márcio Cezar apresentou Projeto de Lei em que altera o nome da Rua Rio Verde, localizada no Bairro Jardim Aeroporto, para Rua Gaspar Pereira. A matéria foi aprovada por todos os vereadores presentes.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo Municipal ficará responsável em providenciar a identificação da referida rua, com a denominação, mediante colocação de placa indicativa.
Em sua justificativa, o vereador argumenta o projeto se trata de uma justa e merecida homenagem à memória de um cidadão água-clarense, bem como aos seus familiares.
Quem foi Gaspar Pereira?
Gaspar Pereira, filho de Osiris Pereira e de Isaura Próspero Pereira, teve como irmãos Baltazar Pereira, Belchior Pereira, Euda Pereira e Eloá Pereira. Ele nasceu em Água Clara, no dia 17 de agosto de 1951, na Fazenda Retiro Velho, hoje Fazenda Ipanema. Casou-se com Marlene Garcia Pereira, com quem teve três filhos: Erika Otília Garcia Pereira Francisco, Diego Garcia Pereira, Danilo Garcia Pereira.
O homenageado foi criado em Água Clara e aos 18 anos foi prestar o serviço militar em Três Lagoas. Após esse período, mudou-se para Araras (SP) para trabalhar, porém, visitava Água Clara com grande frequência. Após sua aposentadoria, retornou definitivamente para sua terra natal. Conforme relata o vereador, seu tio Gaspar Pereira era apaixonado por essa terra, e tinha o sonho de trazer todos seus filhos para fixar residência aqui, sonho que não conseguiu realizar por completo.
Gaspar faleceu em 18 de Setembro de 2020, e segundo relata o parlamentar: “foi um homem de bem, de conduta exemplar, representa um modelo a ser seguido, como chefe de família, como cidadão honrado e trabalhador que foi cumpridor fiel de seus deveres para com seus semelhantes sendo, assim, merecedor da homenagem”.