Nesta quarta-feira, o Fatos Regionais aborda a história da creche ou CEI (Centro de Educação Infantil) Paulo Celso Munhoz, localizada à Rua Maria Augusta de Carvalho, nº 13, no Jardim Primavera, em Água Clara.
O CEI, que está fechado por conta da pandemia, à exemplo das demais unidades do município, foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2012, no limiar do segundo mandato do prefeito Edvaldo Alves de Queiróz, o Tupete. Orçada em mais de R$ 1 milhão, a creche foi viabilizada através do convênio Pro Infância, proveniente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), em parceria com a prefeitura.
A creche conta com parque infantil, refeitório, pátio coberto e sala do professor.
Paulão
O patrono da creche, que era mais conhecido como Paulão, foi uma personalidade bastante importante na cidade e morreu no dia 4 de outubro de 2007 por complicações de uma cirurgia bariátrica.
Paulão foi vereador por três mandatos consecutivo, sendo o primeiro em 1988, como segundo mais votado, com 143 votos, durante o primeiro mandato do prefeito Ésio de Matos. Nas eleições seguintes, em 1992, quando Zé Rodrigues foi eleito prefeito, Paulão foi reeleito com 229 votos. Seu último mandato foi nas eleições de 1996, ocasião em que recebeu 187 votos, o prefeito era novamente Esio de Matos. Em 2000 voltou a concorrer, mas acabou ficando como primeiro suplente, apesar dos 294 recebidos. Ainda tentou, sem sucesso, mais uma vez retornar à Câmara, em 2004.
Além de político, Paulão também participava ativamente das atividades sociais em Água Clara. Como rotariano, foi um dos principais responsáveis pela implantação da Rádio Comunitária Amizade FM, que é gerida pelas senhoras rotarianas. Também era um dos organizadores da tradicional festa do peão de Água Clara (que está suspensa por causa da pandemia) e de diversos outros eventos sociais. Atuava também no ramo empresarial. Quando morreu, era proprietário de uma empresa de ônibus, sendo responsável pelo transporte de alunos, entre outras atividades. Deixou os filhos Ana Paula, Amanda e Paulinho Munhoz.