Foto de 80 anos atrás, dos pais do empresário Gilmar Ferreira Domingues, proprietário do Hotel Pousada do Sol, mostra como era a vida em Água Clara, que ainda dera distrito de paz de Três Lagoas. Importante observar que em 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o distrito foi elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954. Atualmente, Água Clara tem 67 anos de idade.
Em uma das fotos, aparecem um quarteto de homens com suas espingardas, pisando uma anta que mataram na beira do Córrego Barra Mansa, segundo Gilmar, quase em frente onde hoje se localiza a fazenda de Rodrigo Fábio. Vale lembrar que hoje em dia, a caça de qualquer animal silvestre, é crime, que pode resultar em uma pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
A outra foto mostra o pai de Gilmar, Manoel Messias Domingos, enrolando um cigarro de fumo, o chamado palheiro. Seu Manoel morreu com 95 anos idade. Sua mãe, Elvíria Ferreira Domingos, que morreu recentemente aos 105 anos de idade, é a que está com a lata de água na cabeça, com a utilização de uma rodilha de pano para facilitar o transporte e não doer tanto o cocuruto. A foto foi tirada em frente onde hoje está localizado o Posto Cervantes. Segundo Gilmar, a água era retirada no Rio Verde, em uma aguada, em frente ao local onde atualmente está o Hotel Beira Rio. Eles moravam naquelas imediações. Na outra foto, ela está “carneando” um bicho.
Os homens que estão com a anta, são tios de Gilmar, mas ele só se lembra do nome de Adelino Ferreira Lima. O empresário diz que a foto tem, seguramente, 80 anos, tendo sido tirada quando ele ainda nem tinha nascido.