Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Retratos da Cidade

Lauro Garcia de Freitas, o vice que virou prefeito e inciou o plantio de eucalipto em Água Clara

´Lauro assumiu o lugar do prefeito Pinga, morto em acidente aéreo

22 de agosto de 2020 Retratos da Cidade
×

Na semana passada, a coluna falou sobre o seu Vadeco, proprietário do antigo Posto Arariboia e pai do ex-vereador Lúdio Garcia de Freitas. Nesta semana, o personagem é o irmão de Vadeco, Lauro Garcia de Freitas, que nasceu em Campo Grande, morou por muitos anos em Água Clara e atualmente reside em Três Lagoas. Com 86 anos de idade, ele é o único vivo de 14 irmãos.

Lauro foi vice-prefeito de Odonaldo Lázaro Dutra, o Pinga, morto em acidente aéreo em São Paulo, em janeiro de 1975. Após essa tragédia, Ele assumiu o cargo de prefeito, ficando no comando da Prefeitura até 1976.

Como não havia reeleição na época, Lauro elegeu o seu sucessor Gláucio Pereira do Vale, vindo a disputar o cargo de prefeito em 1982, perdendo para Cândido Ottoni.

Nestas eleições, também concorreram ao cargo de prefeito o músico Tonico Dutra e Urbano Guimarães, que morava no antigo distrito de Pouso Alto, que hoje pertencente ao município de Paraíso das Águas. Urbano é irmão de Alberto Ottoni Guimarães, o Betico, proprietário do primeiro cartório de registro civil da cidade.

Histórico

O Fatos Regionais apurou que, apesar de não ser muito lembrado, em dois anos Lauro fez muito não apenas pela sede do município de Água Clara, mas também pelos distritos de São Domingos e Pouso Alto. Foi ele, por exemplo, que trouxe as primeiras empresas de plantio de eucalipto para Água Clara como a Uniflora, Seiva e CBR. Também doou 400 lotes e 500 tijolinhos para a população, possibilitando o início do bairro Nova Água Clara. Além disso, teria retomado para o município, glande gleba de terras que haviam sido griladas.



Notícias