A suposta saída de Flávio Dino para ser a indicação de uma cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula deve abrir vaga para outro nome assumir a pasta do Ministério da Justiça. De acordo com a Folha de São Paulo, a principal cotada é Simone Tebet, atual ministra do Planejamento.
Simone é advogada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em Ciência do Direito pela Escola Superior de Magistratura e mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo.
A decisão pelo nome de Simone Tebet ajudaria Lula a aplacar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF. Com a saída de Rosa Weber e a entrada de Dino em seu lugar, a Corte terá apenas uma mulher entre seus integrantes, a ministra Cármen Lúcia.
Além de Simone, também são citados Ricardo Lewandowski, Jaques Wagner, Marco Aurélio de Carvalho, Jorge Messias e Ricardo Capelli.
A Folha de São Paulo, no entanto, não aponta quem deveria assumir o Ministério do Planejamento.
A expectativa é que o presidente do Brasil anuncie ainda nesta segunda-feira (27), antes da viagem para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28.