A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o surto atual de uma pneumonia misteriosa na China não se compara ao aumento de casos de doenças respiratórias que antecedeu a pandemia de Covid.
A agência enfatiza que os casos estão sendo provocados por patógenos desconhecidos ou incomuns. A epidemiologista Maria Van Kerkhove, do departamento de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da OMS, afirmou que esse surto pode estar ligado a uma falta de imunidade adquirida durante o isolamento social na China.
“Perguntámos sobre comparações anteriores à pandemia. E as ondas de agora não são tão altas como as que foram verificadas em 2018-2019. Isto não é uma indicação de um novo agente patogênico. Isto é esperado e é o que a maioria dos países enfrentou há um ou dois anos”, explicou a epidemiologista durante entrevista na última sexta-feira (24).
Segundo Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde da China, o aumento de doenças respiratórias ocorre devido à circulação de vários tipos de patógenos, principalmente o da gripe.