Comuns nestes períodos de calor intenso, os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. O veneno de algumas espécies pode ser fatal. Prova disto, são as duas crianças que morreram em Ribas do Rio Pardo, em pouco mais de um mês. A última foi no início desta semana. Só neste ano, Ribas registrou 23 casos de acidentes com escorpião, entre janeiro e setembro.
No caso de Água Clara, conforme explicou o secretário de Saúde Alex Oliveira, até o momento não houve nenhum incidente envolvendo o aracnídeo. Seguindo medidas protocolares e determinação da prefeita Gerolina Alves, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, conta com uma equipe que percorre a cidade orientando a população sobre as medidas de prevenção como, por exemplo, a limpeza de quintais, não deixar acumulo de entulhos e sujeiras, entre outras.
Quando a Vigilância é acionada por algum morador acerca da presença de escorpião, uma equipe é encaminhada para o local e verifica se algum vizinho está acumulando sujeira e, assim, faz a devida notificação para quem está com o quintal desorganizado, visando evitar a proliferação deste animal peçonhento.
Perigos
Os escorpiões se proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos.
Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda.
Os moradores devem estar atentos aos cuidados para impedir que esses animais entrem em suas casas e saber como agir em caso de ferroada.
O acidente com pessoas geralmente ocorre quando se encosta no animal, geralmente a mão ou o pé. Podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente nas cidades. Podem esconder-se próximos às residências, terrenos abandonados com entulhos, em materiais de construção, embaixo de pedras, matos, lixo, lenha, tijolos, telhas, etc.
Nas residências são comuns em saídas de esgoto, ralos e caixa de gordura. Procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que são atrativos dos escorpiões.
Evitando acidentes
– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
– Evite que lençóis toquem o chão;
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
O que fazer em caso de acidente se encontrar um escorpião em casa?
A recomendação, segundo o secretário Alex, é procurar imediatamente o serviço de Saúde. Se possível, com uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
Para o caso de detectar a presença de escorpião em casa, o serviço de Saúde deve ser acionado para remoção segura do animal. Você jamais deve tentar pisoteá-lo, pois pode se ferir com o ferrão.
No caso de Água Clara, deve ser procurada a Vigilância Sanitária, através do telefone 3239-1292.
Cuidados para ter em sua casa
Em ambientes internos:
– Usar telas em ralos de chão, pias e tanques
– Vedar frestas nas paredes
– Colocar soleiras nas portas
– Afastar camas e berços das paredes
– Vistoriar roupas e calçados antes de usá-los
Em ambientes externos
– Manter todo o lixo da residência em sacos plásticos fechados para evitar baratas, que atraem escorpiões.
– Manter quintais e jardins livres de entulho, folhas secas e lixo.
– Em casas que possuem gramado, manter sempre aparado.
– Não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos
– Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades de manuseio de entulhos, materiais de construção e nas atividades de jardinagem
Em áreas rurais
Além de todas as medidas acima, é essencial preservar os principais inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja.
MAIS DICAS DE PREVENÇÃO:
1. Não passe veneno. Venenos comuns não matam escorpião. Eles possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que fiquem paralisados por um tempo e depois voltam ao normal, aí vão procurar proteção dentro das casas, armários, etc.
2. Tape os ralos com tela, feche as frestas embaixo das portas à noite. Tampe buracos e rachaduras de sua residência. Tampe tomadas não utilizadas. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos.
3. NÃO acumule lixo no quintal. NÃO acumule entulho. Se tiver alimento para ele, ele vai no seu quintal. Escorpiões gostam basicamente de grilos e baratas. Deixe as lagartixas em paz, elas são suas amigas nesse caso.
4. DENUNCIE vizinhos que tenham lixo / entulho acumulado.
5. Deixe berço e cama desencostadas da parede. Não deixe cobertas, lençóis caídos da cama para o chão, para que eles não possam subir.
6. CUIDADO com casinha de bonecas esquecidas lá no fundo do quintal, onde só a criança entra e os pais nunca vão fazer uma inspeção. CUIDADO com tocas, barracas… cheque antes da criança entrar. CUIDADO com caixas de brinquedo.
7. Mantenha seu quintal sem mato e com a grama aparada.
8. Parece engraçado recomendar isso, mas galinhas são predadores naturais dos escorpiões. Galinhas d’Angola além de predadores de escorpião são ótimas vigilantes para sua casa.
09. Vai organizar armários? Nesse momento em que se fala tanto em escorpião, que tal usar luvas de proteção para evitar surpresas? Já houve incidentes com escorpião escondido em meio a toalhas.
10. Ensine seus filhos. Mostre fotos. Existem animaizinhos da natureza dos quais devemos manter distância.
11. A picada do escorpião é bastante dolorida e não causa inchaço, nada visivelmente assustador. Se a criança apresentar muita dor e você não tiver visto o que a picou, leve imediatamente na unidade de saúde mais próxima.
12. JAMAIS passe álcool no local da picada, apenas lave com água em abundância e coloque gelo.
13. Caso você ou um familiar tiver sido picado por um escorpião e estiver no hospital, entenda que há necessidade de se fazer um exame prévio para depois ser aplicada a sorologia. Não fique nas redes sociais reclamando de negligência do hospital ou dos profissionais sem entender antes o procedimento.
14. Algumas espécies de escorpião possuem reprodução assexuada, o que permite que uma fêmea tenha filhotes sem a necessidade de um escorpião macho. Isso facilita infestações, pois ela pode criar de 20 a 30 filhotes cada vez.
15. O escorpião tem o metabolismo lento e pode ficar por um longo período de tempo escondido sem se mover e sem se alimentar.
16. O animal tem preferência por locais frescos e úmidos (restos de entulho, montes de folhas, madeiras velhas, etc.). Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano), sapatos fechados (CHEQUE sempre antes! Ensine seu filho a checar! Cuidado com aqueles ‘crocs’ que ele deixa na escolinha e coloca na hora de ir embora). Ele também gosta de móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e paredes (CUIDADO com os bebês curiosos que engatinham e mexem em qualquer buraquinho). Revise diariamente a cama / berço, sapatos fechados…