Os Jogos Abertos são organizados pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), tendo como objetivos promover, pela prática esportiva, a integração da comunidade acadêmica, ampliando as oportunidades de sociabilização e a formação de novos talentos nos esportes. Esta edição contou coma parceria da Fundação de Esportes de Dourados (FUNED) e da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE).
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh foi muito bem representado por seu time de voleibol feminino.A equipe é formada por profissionais de diferentes setores: assistente administrativos, assistente social, enfermagem, fisioterapia entre outros, montada de maneira espontânea em 2019, para participar dos Jogos Abertos da UFGD naquele ano.
A equipe classificou-se em segundo lugar e a partir disso iniciou os treinos semanalmente em uma escola de vôlei particular em Dourados (MS).Devido à pandemia, somente algumas integrantes voltaram a treinar regularmente, com a abertura recente de um novo edital dos jogos da UFGD, a equipe voltou a treinar para participar deste campeonato. “Com o final dos jogos estamos agora nos organizando para voltar a treinar, então convidamos a todas que tiverem interesse procurar a Leonora, farmacêutica, ou a mim, para obter mais informações”, explica a assistente social Naara Siqueira de Aragão.
O HU-UFGD participou pela segunda vez dos jogos abertos da UFGD, com um time de voleibol feminino. Não veio o pódio, mas a equipe fez bonito na competição e deu bastante trabalho para as adversárias.O time agradeceu o apoio da gestão e deseja inspirar outros colaboradores à prática esportiva, inclusive como uma ferramenta de saúde mental e qualidade de vida.
“Que a chama de praticar um esporte de desejo, não se apague em nossos corações e outras colegas se sintam inspiradas a darem o primeiro passo e apesar de todos os percalços do caminho sigam buscando qualidade de vida. Vida a vida, viva o esporte e lembre -se sempre de cuidar de quem cuida”, comemora Naara.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.