Na última sexta-feira (29), profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh, juntamente com pacientes mães e seus bebês, realizam o plantio de um ipê branco no jardim dos prematuros.
A árvore é capaz de transformar o cenário urbano em lindas paisagens durante a florada, o ipê branco foi escolhido como símbolo da campanha de aleitamento materno, que acontece no mês de agosto. A iniciativa incentiva o plantio do ipê branco em espaços públicos e privados em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O mês de proteção e apoio ao aleitamento materno foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
O Humap recebeu a muda da SES (Secretaria de Estado de Saúde) que atualmente trabalha com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno e realizou o plantio no período da tarde com a presença das pacientes e seus bebês.
“ Esse é um ato simbólico e muito importante foi realizado no Humap que consolida as ações do “Agosto Dourado”. O Ipê Branco, planta nativa e fornecida pela Secretaria Estadual de Saúde, tal cor, foi escolhida, justamente pela sua semelhança ao leite materno, branco, mas repleto de benefícios para a saúde das crianças nos primeiros anos de vida”, explica Elisabete Kamiya , nutricionista do hospital e coordenadora do CREBLH/MS.
Momento do plantio do ipê branco
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país