Já há algum tempo, Água Clara tem feito parte da lista dos municípios com temperaturas mais elevadas do Brasil, figurando em primeiro lugar por várias vezes, com mais de 40 °C. Como não poderia ser de outra forma, isso levou a cidade a ser destaque em nível estadual, ganhando as manchetes dos principais sites de notícias, telejornais e também de jornais impressos.
Entretanto, não foi apenas o calorão – que deve continuar ao longo da Primavera – a chamar a atenção da imprensa de MS. O cuidado e a atenção que a prefeita Gerolina Alves (PSDB) tem dispensado à esta causa também tem sido exaltado.
Entre dezenas de outros, os sites Campo Grande News e Correio do Estado destacaram o esforço da gestão em alertar a população para a questão da onda de calor que assola o município.
Foi evidenciado, por exemplo, o fato de os agentes comunitários de saúde irem às escolas para falar sobre hidratação e cuidados com exposição ao sol em horários específicos.
A um destes sites, a prefeitura informou que “toda a rede de agentes de saúde está em alerta para monitorar escolas e famílias da atenção primária. Tendo em vista que Água Clara, todos os anos, registra umas das temperaturas mais altas do País”.
Sob a batuta do secretário Alex Oliveira, a Secretaria de Saúde realiza uma série de palestras orientando sobre os alertas de ondas de calor que poderão ser cada vez mais severas.
O objetivo da ação, segundo nota da secretaria, é alertar sobre os riscos de calor extremo, e medidas que possam aliviar e prevenir possíveis danos causados pelas altas temperaturas.
Em relação à preocupação da prefeita, vale enfatizar que o kit de material escolar distribuído gratuitamente aos estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) inclui uma garrafinha, justamente, visando à hidratação dos alunos.
Ainda sobre as orientações, elas têm sido levadas também à população em geral, em suas próprias residências.
Plantio de árvores
Foi enfatizado também pela imprensa estadual, o esforço da prefeita em arborizar a cidade, mostrando o trabalho da gestora desde o primeiro ano de seu mandato, em 2021, quando determinou o plantio mudas em diversos pontos da cidade os quais, inclusive, já estão fazendo sombra. E esse trabalho não para, já que sua preocupação não é apenas com o presente, mas em preparar a cidade para o futuro.
No último dia 21, Dia da Árvore, mudas foram plantadas, com a participação de alunos da rede municipal, como medida para melhorar o microclima, sob a coordenação de Letícia Feitosa, secretária de Meio Ambiente.