Um menino marroquino de apenas 9 anos de idade quase teve o pênis amputado após uma picada de escorpião em seu pé levar a uma reação rara ao veneno. O caso foi registrado na revista científica Urology Case Reports.
Publicado em julho, o artigo sobre o caso detalha que o menino foi levado ao hospital 12 horas após o acidente, já que os pais decidiram fazer tratamentos caseiros devido à distância da casa deles do hospital.
A criança se apresentou na unidade com uma pressão cardíaca de 17 por 11, dor no pé e uma reclamação que deixou os médicos surpresos: dores no pênis.
Esse tipo de reclamação é incomum para este tipo de acidente, porém, ao analisarem a criança, notaram que ela estava sofrendo de um priapismo, uma ereção persistente e dolorosa que pode levar a danos e podem resultar até mesmo na amputação do órgão.
Segundo o artigo sobre o caso, esse é o primeiro caso relatado na literatura médica sobre um paciente pediátrico com priapismo em reação à picada de um escorpião.
O veneno do aracnídeo acabou causando a formação de bolsas de sangue no órgão, levando à ereção contínua, e hematomas arroxeados.
Para tratar dos sintomas, além do soro antiescorpiônico, os médicos realizaram compressas frias e injeções no órgão para diminuir o fluxo sanguíneo na área. Apesar de ter permanecido com hematomas na área por uma semana após o incidente, a criança se recuperou e não teve danos permanentes na região.