Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Retratos da Cidade

Ipê mais lindo e frondoso de Água Clara é muito bem cuidado por paranaense, que mora há 30 anos no município

10 de julho de 2023 Retratos da Cidade
×

Um dos pés de ipê mais fotografados de Água Clara é o que está localizado próximo ao semáforo da Avenida João García de Souza. E não é por acaso que ele tem a preferência dos moradores e de turistas que por aqui passam.

E há uma explicação para tanto destaque entre os demais que enfeitam a cidade. É que a dona Maria de Lurdes Pereira, 59 anos, cuida muito bem da árvore desde que ela foi plantada, nos idos de 2010 e 2011. Ela não se lembra do ano exato.

Oriunda do Paraná, onde aprendeu a cuidar das plantas, Dona Lurdes, como é mais conhecida, chegou em Água Clara 30 anos atrás e há 20 reside no seu endereço atual, bem em frente à árvore em questão. Ela veio para trabalhar em serraria e também trabalhou durante algum tempo na fazenda. Hoje é dona de uma conveniência e trabalha na creche Paulo Celso Munhoz.

Juntamente com sua família, esposo e netinha, começaram a cuidar da árvore com a finalidade de garantir sombra. “Fomos cuidando, cuidando e deu flores muito bonitas, mas em 2019 veio a pandemia e abandonamos”, conta.

Neste ano, porém, começou novamente a dar a devida atenção à planta, colocando o mesmo adubo que costumavam a usar no Paraná, “do mesmo que é usado em eucaliptos para segurar flores e frutos”, explica.

Como desejavam que a árvore fizesse sombra, começaram a podar as pontas dos galhos, o que fez o ipê ficassem mais diferente dos demais, ou seja, muito mais frondoso, criando bastante galhos. “Se não podar as pontas, os galhos não abrem e crescem para cima, igual à maioria dos ipês da cidade.

A família estava cuidando também de outro pé de ipê, no mesmo canteiro da avenida, o qual foi arrancado pelo vento. Porém, já plantaram outra muda que estão cuidando e esperam que daqui uns anos fique igual ao outro. Para tanto, vai também colocar adubo para crescer rápido. “Se Deus quiser vamos cuidar sempre”, diz.

O propósito da moradora ao cuidar dos ipês, além de garantir sombra, é colaborar com a administração da prefeita Gerolina que, segundo ela, vem fazendo uma boa administração.

“A nossa prefeita cuida muito bem das ruas da cidade; ela é caprichosa e faz tudo certinho”.

Dona Lurdes diz que fica muito feliz em ver as pessoas tirado fotos tendo o ipê como fundo. “Mulheres tiram fotos com os cachorrinhos, com os filhos”, conta.

O que a irrita, porém, são as pessoas que sobem na árvore para arrancar as flores. Nesses casos, ela pede que não façam isso. E agora, inclusive, colocou uma placa com o seguinte pedido: “Tirem fotos;  não tirem as flores”.



Notícias