Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Economia

Reforma tributária prevê o fim do direito à herança? Entenda

07 de julho de 2023 Economia
×

De acordo com a publicação, uma das regras da reforma determina o fim do pagamento da herança. Ou seja, quando algum familiar próximo falecer, o dinheiro deverá ficar sob posse do Estado. O trecho afirma também que a medida é um tipo de golpe para implantar o comunismo no país.

Dessa forma, já fica bem claro que se trata de mais uma informação falsa. A fim de melhor esclarecer essa história, o Boatos.org fez uma apuração para provar ponto a ponto que é mais uma fake news baseada em teorias da conspiração.

Reforma Tributária pode acabar com o direito à herança?

O trecho da Reforma Tributária que trata sobre a herança certamente não poderia ser sobre o dinheiro ficar com o Estado, pois, conforme a Constituição Federal, o direito à herança é pétreo. Ou seja, para alguma alteração, seria necessária uma nova constituinte. Não é o caso.

A única referência ao assunto no texto em análise, é uma alteração no Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que já existe atualmente. O tributo é estadual, com a alíquota máxima de 8%, e é determinado pelas unidades federativas brasileiras. A reforma prevê que o valor do imposto incidente possa variar de acordo com o valor recebido.

Além disso, a medida também aponta para a possibilidade de cobranças de impostos sobre heranças e doações realizadas no exterior. Mas, tal aspecto ainda vai depender de uma Lei Complementar.

Indícios de fake news

Dito isso, é preciso dizer que a mensagem falsa sobre a Reforma Tributária conta com diversos indícios de fake news. O primeiro deles é o tom alarmista para chamar o leitor e afirmar que o Estado poderá ficar com o dinheiro de heranças, caso o texto seja aprovado.

Ademais, ao citar a implantação do comunismo no Brasil, o que carece de qualquer tipo de sentido, já se pode considerar que é mais uma tentativa de manipular os brasileiros com falácias a respeito da realidade.



Notícias