Um homem de 19 anos, foi preso com pescados irregular e bananas de dinamite pela Polícia Militar Ambiental, após ser flagrado pescando com arpão nesta segunda-feira (26) às margens do rio Paraná, próximo à uma pedreira na região da Ilha Comprida, em Três Lagoas.
Durante patrulhamento terrestre, os militares avistaram o homem e durante revista aos apetrechos de pesca, foi localizado um arpão, questionado o homem relatou que pescaria Piauçu, perguntado sobre o que teria pescado e sobre a autorização de pesca, o homem confessou não ter autorização para pesca com arpão e que estaria iniciando a pesca ,naquele momento e que em sua residência, haveria mais pescados.
Durante uma revista na casa do homem de 19 anos, com prévia autorização, foram localizados, (3) Piauçu, (2) Cachorras, (2) Barbados, e (2) Pintados. A PMA, salientou que os Pintados apresentavam tamanho inferiores, aos permitido para pescas em rios do estado de Mato Grosso do Sul, e que todos os pescados, apresentavam perfurações de arpões, caracterizando pesca predatória. Após pesados, os pescados totalizaram 27kg.
inda na residência, os policiais militares ambientais, localizaram artefatos explosivos e o fato inusitado, foi preciso contar com auxílio de um militar do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar da capital, que por vídeo chamada, analisou os artefatos, identificando que se tratavam de bananas de dinamite, utilizadas em mineradoras e que criminosos utilizam para explodir agências bancárias em crimes como os praticados pelo “Novo Cangaço”.
Na residência foram localizados 3 bananas de dinamite, um Brinel 12mts (cordão de acionamento) com espoleta de acionamento. Questionado sobre os explosivos, o homem relatou que trabalha em um mineradora às margens do rio Paraná e que teria furtado as dinamite do trabalho, com a intenção de ganhar um dinheiro extra, vendendo os artefatos para terceiros.
Após uma análise do militar do Bope, constatando que não haveria risco de explosão em manusear os explosivos, desde que com cautela, todo o material, foi apreendido e entregues na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). O homem foi autuado em seis crimes diferentes, que vão desde pesca ilegal, predatória, portar ou guardar armamento, munição ou explosivos de uso restrito, pesca predatória de espécies proibidas por lei entre outros.
O homem de 19 anos, foi autuado por Infração pelo IMASUL N.12948/2023º, multado em R$ 3.540,00 (três mil quinhentos e quarenta reias), referente a pesca sem autorização, uso de petrecho proibido e espécime fora da medida. Foi lavrado também Laudo de Constatação N.º 16502/2023 , materiais apreendidos pelo Termo de Apreensão N.º 0144/2023, onde consta a apreensão de 03 (três) Piau sul, 02 (duas) Cachorras, 02 (dois) Barbados e 02 (dois) Pintados, totalizando 27kg (vinte e sete quilos), e 01(arpão) cor preto, marca Elite.