Cerca de 3,6 mil servidores do Governo de Mato Grosso do Sul podem ter os salários suspensos por não terem atualizado o cadastro no Censo Previdenciário de MS. No último dia 7, o governo publicou no Diário Oficial a lista dos segurados do MS Prev e do SPSM-MS (Sistema de Proteção Social dos Militares de Mato Grosso do Sul) que ainda estavam irregulares. Assim, servidores têm até 7 de julho, 30 dias após a publicação do edital de chamamento, para realizar o Censo. Confira no fim da reportagem se você está na lista.
Como já pontuado pelo Jornal Midiamax em matéria publicada na segunda-feira (19), a convocação não foi suficiente para que os beneficiários inadimplentes fizessem a atualização dos dados. Segundo levantamento do último dia 18, 3.631 segurados continuam irregulares.
Ao todo, 808 são servidores civis ativos e 78 militares ativos, 1.347 aposentados civis e 204 militares da reserva ou reformados além de 1.194 pensionistas. O prazo para a atualização começou em janeiro com enceramento inicial previsto para 28 de abril. Por causa do alto índice de inadimplência, o prazo foi prorrogado para 31 de maio. Mas, de acordo com a administração, inda consta os mais de três mil sem a atualização.
O Censo Cadastral Previdenciário é obrigatório para todos os segurados, dependentes, aposentados e pensionistas vinculados ao RPPS-MS (Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Mato Grosso do Sul) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao SPSM-MS (Sistema de Proteção Social dos Militares).
Ainda segundo o Governo do Estado, quem não atualizar os dados no prazo estabelecido terá os rendimentos líquidos referentes ao mês de julho suspenso. Apenas os consignados (empréstimos, planos de saúde e sindicatos ou associações) serão pagos.
Quem continuar irregular após o prazo, terá o rendimento- incluindo os consignados - suspensos até que que atualizem seus dados. Com objetivo de atender os segurados que, por alguma razão continuarem inadimplentes, o sistema do Censo continua disponível.
A regularização deverá se dar, preferencialmente, de forma on-line. Entretanto, quem tiver dificuldade poderá comparecer à Unidade de Gestão de Pessoas do órgão de sua lotação, ou à Ageprev (avenida Mato Grosso, 5.778 – Bloco I), de segunda a sexta-feira, no período de 7h30 às 16h30, munido de todos os documentos indicados no Anexo I. Dúvidas adicionais acessar o site. Faça o Censo Previdenciário aqui.