No dia 5 de abril de 1990, 29 anos atrás, foi promulgada a Constituição de Água Clara. O ato ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Católica, no centro velho, e foi efetivado pelo, então, presidente da Câmara, Izaias Rodrigues. Após a promulgação, os nove vereadores, o prefeito Ésio de Matos e o vice-prefeito José Rodrigues, fizeram o juramento de cumprir cada um dos 159 artigos que compõem a Lei Orgânica do município, que a partir daquela data passou reger o destino político/administrativo de Água Clara. À época, o assessor Jurídico da Câmara era o advogado Luiz Carlos Areco.
Entre outras autoridades, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Cícero de Souza e Akira Otsubo, além do vice-prefeito de Três Lagoas José Pedro Batiston, bem como vários vereadores de Três Lagoas.
VEREADORES CONSTITUINTES
Os vereadores constituintes são: Izaias Rodrigues (Presidente); Paulo Celso Munhoz, secretário; Antônio Donizete Lino, relator; Admir Ferreira Lino, Vicente Amaro de Souza Neto, Aparecido Martins da Silva, Rubens Tomé Garcia Vieira, Nilson da Silva Onça e Osvaldo Freitas de Moraes.