A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem contribuído para o aquecimento da economia de Ribas do Rio Pardo (MS) com ações para aproximar comerciantes e prestadores de serviços locais dos trabalhadores da obra de construção da sua nova fábrica no município. A iniciativa visa promover a geração de trabalho e renda por meio da divulgação dos estabelecimentos rio-pardenses nos canais internos de comunicação da empresa e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. As publicações feitas pela companhia ajudam a impulsionar o empreendedorismo e a integrar os trabalhadores que vieram de outras regiões à cidade por meio do consumo de produtos e serviços, como restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, mercados, gráficas, entre outros.
“Ajudar a conectar os trabalhadores que estão construindo a nossa nova fábrica com o comércio local é mais uma forma de contribuir para fomentar a atividade econômica e fortalecer o comércio de serviços e produtos em Ribas do Rio Pardo, valorizando o empreendedorismo. Isso está em linha com um dos nossos direcionadores que é ‘gerar e compartilhar valor’ e fazemos isso em todas as comunidades e regiões onde mantemos operações ou executamos algum empreendimento”, ressalta Maurício Miranda, diretor de engenharia da Suzano, responsável pelas obras de construção da nova fábrica no município.
Segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), Ribas do Rio Pardo ficou entre as 10 cidades do Estado que mais abriram empresas em 2022. Empatada em oitavo lugar com Maracaju, a cidade observou a abertura de 182 empresas no último ano. Com isso, só o comércio gerou 107 novas vagas de emprego, aumento de 11,67% na comparação com 2021, aponta o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Novo-Caged) – considerando que o crescimento de 2020 para 2021, quando a construção da fábrica foi iniciada, já havia sido de 13,33%.
“Na Suzano, em Ribas do Rio Pardo, utilizamos ferramentas e canais de comunicação interna que dialogam com cerca de 9 mil trabalhadores, devendo chegar em breve a 10 mil. É dessa forma que temos a oportunidade de promover essa conexão entre as pessoas que estão construindo a nova fábrica e o comércio local, beneficiando as duas partes: por um lado, ajudamos os trabalhadores a encontrar com mais facilidade opções de produtos e serviços e, por outro, fomentamos as vendas dos comerciantes locais. Isso é mais uma forma de fortalecermos os vínculos com a comunidade onde atuamos, de acordo com o nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, observa Anderson Polarini, gerente de Comunicação e Marca da Suzano no Mato Grosso do Sul.
Oportunidades
As ações da Suzano para promover o comércio local já estão colaborando com o aquecimento das vendas para o empresário Celso do Santos, de 51 anos. Proprietário do Uai Açaí, ele conta que existe um antes e um depois da fábrica. Logo depois de abrir a loja em 2019, ele passou por momentos difíceis, teve de fechar a estrutura física e focar nas entregas, mas a reviravolta ocorreu com o início da construção e, principalmente, após a divulgação no canteiro de obras. “O movimento melhorou uns 400% com a chegada da Suzano e a divulgação voluntária que a empresa fez internamente trouxe muitas pessoas para o negócio. Hoje faço entregas para várias terceirizadas, caminhoneiros, colaboradores que nos conheceram por causa dessa divulgação”, ressalta.
Outra empreendedora que está animada com o desenvolvimento do setor comercial em Ribas do Rio Pardo é Petronília de Oliveira, de 30 anos. Depois de se formar em Administração em 2016 e não encontrar emprego na área, ela aprendeu a fazer pães, roscas e outros produtos de confeitaria. “Na época, Ribas não tinha muitas oportunidades de emprego. Tentei por várias vezes entrar em empresas como auxiliar administrativo ou algo do tipo, mas não tive muito sucesso. Nunca fiz cursos de panificação, foi a curiosidade e a vontade de aprender que me fizeram ter meu próprio negócio, o ‘Delícias da Petrô’. Hoje, trabalho dentro de casa, atendendo a pedidos feitos sob encomendas”, comenta a empreendedora, que também está entre os estabelecimentos comerciais indicados nos canais de comunicação da Suzano.
Canais abertos
A Suzano disponibiliza seus canais internos para divulgação dos estabelecimentos locais que oferecem produtos e serviços de alimentação, lazer e entretenimento, entre outros. O(a) comerciante que tiver interesse em divulgar o seu negócio para os quase 9 mil trabalhadores que atuam na construção da fábrica pode entrar em contato com a área de Comunicação da empresa pelo e-mailcomunicacerrado@suzano.com.br. A partir disso, a área de Comunicação irá visitar o local, levantar algumas informações básicas do produto/serviço comercializado e proceder com a divulgação interna.