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Época mais doce do ano, páscoa pode movimentar R$ 256 milhões na economia de MS

15 de março de 2023 Economia
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Na considerada época mais doce do ano, Mato Grosso do Sul pode ver sua economia movimentar cerca de R$ 256 milhões em ovos de chocolate, peixes e até presentes destinados para as crianças, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) e o Sebrae-MS.

Na intenção de compras dos consumidores, a previsão é gastar até R$ 144 para presentes e na faixa de R$ 151 para as despesas em alusão a comemoração da época.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, a páscoa é uma data significativa, principalmente para os supermercados que trabalham com os ovos de chocolate e os peixes. Existe a expectativa de que mais de 60% dos entrevistas vão comprar os doces e os alimentos para a época.

"O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa”, comentou Araújo.

Por outro lado, a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, sugere estreitar o relacionamento com a clientela, mostrar variedades e até apresentar kits para presentes ao consumidor.

“O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias”.

Entre a preferência da clientela, além do preço competitivo e justo, está um item importante que definirá a compra: o recheio. Para 44% dos entrevistados, a quantidade interna no ovo de páscoa tem muita relevância, bem como o tamanho, para 28% deles. 

“Como teremos 20,41% dos consumidores dispostos a comprar ovos caseiros, essa informação pode ajudar pequenos e médios empresários a terem um diferencial competitivo. Eles podem investir, tanto em divulgações (redes sociais e outros canais) quanto na apresentação dos seus produtos”, afirma Paulo Maciel, analista técnico do Sebrae-MS.



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