Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Economia

Preço da gasolina dispara 5,3% nos postos do Brasil após alta do imposto, diz ValeCard

07 de março de 2023 Economia
×

O preço da gasolina nos postos no Brasil apresentou alta de 5,30% na semana passada na comparação com o período anterior, com reflexo do aumento dos tributos federais, de acordo com levantamento da ValeCard com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados no país.

O preço médio da gasolina no Brasil foi de 5,579 reais por litro, aumento de 0,281 real por litro, segundo pesquisa da empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

A cobrança do PIS/Cofins sobre gasolina foi retomada em parte desde 1º de março, representando um adicional de 0,47 real por litro que deve vigorar por quatro meses –em 2022, antes da desoneração, a cobrança era de 69 centavos por litro

O levantamento indica que a alta do tributo foi compensada parcialmente por uma redução do preço da gasolina da Petrobras nas refinarias, de 0,13 real por litro.

“Conforme o esperado, os postos de combustíveis repassaram o aumento do preço da gasolina… que por sua vez ocorreu por causa da volta da cobrança dos impostos federais sobre os combustíveis no início de março”, diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

O preço médio do etanol hidratado no país foi de 3,994 reais o litro, alta de 2,65% em relação à semana anterior.

“O aumento do etanol hidratado nas bombas reflete, além da volta parcial dos impostos federais, o preço maior cobrado pelas usinas produtoras na semana passada”, disse Rodrigues, citando pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que apontou elevação de 2,7126 para 2,7548 reais o litro nas usinas paulistas.

O valor do etanol na bomba foi impactado em menor medida pela volta da tributação, uma vez que o governo manteve o diferencial tributário do combustível renovável, voltando a cobrar apenas 0,02 real por litro —era de 24 centavos o litro antes da isenção implementada em 2022.

A reoneração realizada pelo novo governo ocorreu após a administração anterior ter isentado os tributos para lidar com a alta de combustíveis.

DIESEL

O preço médio do litro do óleo diesel S-10, o mais usado no Brasil, aumentou 0,37% entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março de 2023, em comparação com a semana anterior.

No período, a média cobrada nos postos de combustíveis foi de 6,267 reais por litro.



Notícias