A construção de uma das maiores fábricas de celulose do mundo já impacta a economia de Ribas do Rio Pardo. O município, distante 102 quilômetros de Campo Grande, mais que dobrou o estoque de empregos formais em dois anos.
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em 2020, o número de pessoas com carteira assinada na cidade era de 4.968 e, em 2022, saltou para 11.153 empregados no mercado formal – crescimento de 124,49%.
No ano passado, o município teve o segundo principal saldo de trabalhos formais de Mato Grosso do Sul.
A diferença entre contratações e demissões gerou saldo de 4.968 vagas, ultrapassando Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
Ainda conforme dados do Caged, o nível de empregos foi positivo em Mato Grosso do Sul em quase todos os meses do ano, com exceção de dezembro, que fechou com resultado negativo de 6.621 empregos formais.
“Embora o resultado do mês de dezembro tenha sido negativo, o que já era esperado, dada a sazonalidade característica do mês, Mato Grosso do Sul termina com recorde na geração de emprego desde 2020, início da série do Novo Caged”, explica o economista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Renato Siqueira.
“O Estado mostra que segue sua trajetória de forte crescimento econômico, com saldos positivos em todos os grandes setores, indicando resiliência e diversidade econômica”, conclui Siqueira.
Três Lagoas
Três Lagoas aparece como a terceira cidade no ranking de geração de empregos estadual, com 4.179 pessoas contratadas, atrás apenas de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. A cidade também aparece no topo com o terceiro maior estoque de empregos formais (39.275).
A Eldorado Brasil Celulose contratou mais de mil pessoas ao longo de 2022 e é uma das principais empregadoras de Mato Grosso do Sul.
Com fábrica e florestas plantadas na região leste do Estado, a companhia é responsável por 23% das contratações feitas na cidade ao longo do ano passado. “A Eldorado Brasil completou 10 anos de operação em dezembro de 2022, em um ano histórico, repleto de resultados positivos e recordes”.
“A natureza do nosso negócio exige uma força de trabalho expressiva, principalmente no setor florestal, e a tendência é de que continuemos contratando ao longo de 2023”, ressalta Elcio Trajano Jr., diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado.
Atualmente, a Eldorado está com 160 vagas abertas, todas em Mato Grosso do Sul, com destaque para contratações de motoristas (carreteiros e tritrem) e ajudantes florestais.
Ainda de acordo com a empresa, além das vagas com carteira assinada, recentemente foram contratados 3 mil novos profissionais temporários externos para a parada geral, período de manutenção da fábrica, em Três Lagoas.