Há onze anos a Família Ferreira se reúne em um determinado município para comemorar o Natal e para um tempo de confraternização. Desta vez, a festa foi em Água Clara, onde o clã é liderado pelo ex-vereador Eulojari Ferreira de Souza, juntamente com a esposa Ruth, filhos e netos. Com início no dia 22, a festança durou quatro dias de muita muita fartura.
Para se ter uma ideia, são servidas duas vacas de 29 arrobas (435 kg), 10 leitoas e 100 frangos caipiras (com gueirova). E a carne não é preparada por qualquer um não. Para garantir a qualidade do churrasco foi convidado um expert no assunto, da cidade de Camapuã. Ah! Quase me esqueço de mencionar a mesa de doce à disposição 24 horas por dia.
E para animar o "festão", nada menos que os Azes do Chamamé e o Trio karape.
Sem brigas
Algo que merece ser destacado é que, mesmo com tanta gente bebendo quase que diuturnamente, nunca houve o registro de uma só briga nesta tradicional festividade. E em Água Clara não foi diferente. Tudo transcorreu sem a menor confusão.
"A paz reina todos os dias. É que o tempo todo o pessoal reza terço e também são realizadas orações, antes das refeições e no início da festa", conta um dos Ferreira. A maioria dos participantes é católica.
Em Água Clara, a festa foi realizada na Fazenda São Tomé, que possui estrutura de banheiros com chuveiros para receber grandes quantidades de pessoas. Os festeiros ficam acampados em dezenas de barracas.
A festa é exclusiva para a Família Ferreira, cujos membros vieram de várias localidades, entre as quais, Três Lagoas , Camapuã , Rondonópolis (MT) , Cassilândia, Paraíso das Águas , Figueirão, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. "Tio" Ramiro, de 91 anos, da cidade de Figueirão é o de idade mais avançada presente ao evento.
A próxima festa será em Paraíso das Águas, seguida de Camapuã e Figueirão e, depois, retorna para Água Clara.