A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, investiu na aquisição de 10 simuladores de colheita portáteis na qualificação dos 78 participantes do curso de Operador(a) de Máquinas de Colheita, iniciado em novembro deste ano em Ribas do Rio Pardo (MS), e de mais 546 pessoas que futuramente devem passar pelo mesmo programa de formação.
Os equipamentos representam o que há de mais avançado no mercado para o treinamento de mão de obra na operação de colheita florestal e vão contribuir para treinar os(as) alunos(as) com maior assertividade na fase das aulas práticas e formá-los(as) para exercer profissionalmente a função com segurança.
Os simuladores foram fabricados pela empresa japonesa Komatsu e se parecem com videogames de última geração por acompanharem um joystik (controle) e pedais para comandos de ação e direção e serem de fácil integração a monitores e notebooks. Quando montado e em uso por um operador, cada equipamento reproduz na tela o ambiente de colheita e calcula as taxas de erros e acertos do(a) usuário(a), emitindo em seguida um detalhado relatório de desempenho.
“Apostamos nessa tecnologia para adicionar ainda mais qualidade à formação em máquinas de colheita que iniciamos no município. Nosso objetivo é oferecer mais praticidade e segurança no processo de aprendizado, aumentando o nível de excelência do preparo para operar as máquinas. Dessa forma, logo que concluírem o curso, esses profissionais estarão prontos e seguros para atuarem na área florestal da Suzano”, afirma o gerente executivo de Operação Florestal da empresa em Ribas do Rio Pardo, Rodrigo Zagonel.
Instrutores(as) da Suzano, da Komatsu e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiros nessa formação, darão suporte às aulas práticas com os 10 simuladores portáteis e com outros dois simuladores do modelo cabine. Os(as) formandos também irão a campo para o treinamento com máquinas reais para corte e movimentação da madeira, onde aprenderão a operar os equipamentos Harvester (que promove a extração, desgalhamento, traçamento e descascamento da madeira) eForwarder (que faz o baldeio e o empilhamento). Cada aluno(a) receberá pelo menos 50 horas de aulas práticas, entre os simuladores e as máquinas reais, para depois operar as máquinas de forma assistida durante um período de cinco meses.
Programa de Formação de Colheita
Promovido em parceria com o Senai em Ribas do Rio Pardo, o Programa de Formação em Colheita é uma iniciativa da Suzano para qualificar gratuitamente a mão de obra local para atender suas operações florestais. Para incentivar a comunidade a se inscrever e participar das qualificações, são oferecidos benefícios atrativos, como bolsa-auxílio e alimentação, além de certificado. Após a conclusão de cada qualificação, grande parte das pessoas que concluem os cursos são convidados para atuarem nas operações da empresa. Aquelas que não conseguem uma oportunidade, estão qualificadas no mercado de trabalho para atuarem em outras empresas.
Somente na área florestal, 199 pessoas já se formaram e outras 138 concluirão sua formação nos próximos meses. Os cursos estão à disposição da população local e dos municípios vizinhos que compreendem o raio de atuação da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Para incentivar cada vez mais a comunidade a se inscrever e participar das qualificações, são oferecidos benefícios atrativos, como bolsa-auxílio e alimentação no local.
Para cadastrar o currículo
As inscrições para as vagas abertas pela Suzano na operação florestal podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano) ou nos escritórios da empresa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:
Ribas do Rio Pardo: Avenida Aureliano Moura Brandão, número 1385, Sala 2, ao lado do Posto Ipiranga;
Água Clara: Avenida Benevenuto Ottoni, 495, Jardim São Judas Tadeu;
Três Lagoas: Rua Paranaíba, 36, Centro.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.