A tetracampeã mundial Alemanha está fora da Copa do Qatar. Nesta tarde (1), a Alemanha até fez o dever de casa e venceu a Costa Rica por 4 a 2, no Estádio Al Bayt, pela terceira e última rodada do Grupo E, mas não conseguiu se classificar para o mata-mata do torneio. Gnabry abriu o placar logo no início, os costarriquenhos viraram com Tejeda e Vargas, mas Havertz marcou duas vezes e Fullkrug ampliou para decretarem a vitória.
Com isso, o Japão ficou na liderança, com seis, e enfrentará a Croácia nas oitavas de final. A partida será disputada na próxima segunda-feira (5), às 12h (de Brasília). A Espanha, por sua vez, encara a seleção de Marrocos na terça (6), no mesmo horário.
Ambas as seleções entraram em campo com chances de classificação. A Alemanha precisava vencer e dependia do resultado da outra partida, mas um triunfo simples bastava para a Costa Rica. Os alemães marcaram um gol logo no início, foram amplamente superiores no primeiro tempo e tiveram oportunidades para aumentar a vantagem. Após o intervalo, a Costa Rica reagiu e virou o placar, resultado que garantia a sua classificação.