Água Clara Artigos Brasil Economia Esporte Farpas Geral Policial Política Retratos da Cidade Ribas do Rio Pardo Três Lagoas
+17
°
C
Máx.:+17
Mín.:+14
Sáb
Dom
Seg
Home - Três Lagoas

Cemitério Municipal de Três Lagoas terá seis Missas distribuídas em três dias

Medida busca prevenir aglomerações e oferecer outras opções de datas e horários para que os fiéis

26 de outubro de 2020 Três Lagoas
×

Para que os fiéis possam participar, de forma segura, da Santa Missa do Dia de Finados e rezar pelos seus entes queridos, as cinco paróquias de Três Lagoas se organizaram para celebrar seis Missas no Cemitério Municipal Santo Antônio ao longo de três dias (sábado, domingo e segunda-feira).

Diferente dos anos anteriores e, em atendimento ao protocolo de segurança contra a proliferação do COVID19, as Missas serão realizadas ao longo de três dias, sendo uma no período da manhã (6h) e outra no período da tarde (16h). O intuito é oferecer outras opções de horários para que os fiéis possam participar da Santa Missa do Dia de Finados. 

A Igreja celebra o Dia de Finados ou, conforme o calendário litúrgico, o dia dos Fiéis Defuntos, imediatamente após o dia de Todos os Santos. Ambas as celebrações estão fortemente ligadas, uma vez que fazemos a memória dos que já se acham na pátria celeste. “Veneramos os Santos reconhecidos pela Igreja e rogamos a sua intercessão, no entanto, todos os que estão junto de Deus são também santos. Muitos deles foram nossos parentes, amigos ou conhecidos. Lembramo-nos deles e também de todas as pessoas que faleceram. Por isso, desde o século V, a Igreja dedica um dia do ano para rezar por todas as pessoas falecidas”, explica Dom Luiz Gonçalves Knupp, Bispo da Diocese de Três Lagoas.

Durante toda a Celebração é necessário a utilização de máscara e manter o distanciamento social, de acordo com o Decreto Diocesano e Normas da Vigilância Sanitária. “Estamos em um período em que nos é solicitado cautela com aglomerações, cuidado e zelo pelo próximo em decorrência da pandemia. Diante deste cenário, os Padres da cidade se organizaram para que os fiéis possam escolher a melhor data e horário para participar da Santa Missa de forma segura”, diz Dom Luiz.

Participações online

Quem não puder participar presencialmente, poderá participar de forma virtual, ou seja, todas as Missas serão transmitidas ao vivo pela página do Facebook da paróquia que estará responsável pela Santa Missa (veja o cronograma abaixo). “Pedimos a compreensão dos fieis para que não deixem para participar apenas no dia 2. Inserimos outras opções de datas e horários para que todos possam participar da Santa Missa de forma que evitemos aglomerações. Caso alguém não consiga participar presencialmente, convidados para participar de forma virtual por meio das redes sociais das nossas paróquias. Estaremos em comunhão, mesmo que de forma virtual”, reforça Dom Luiz.

Cronograma das Santas Missas

Dia 31/10 (sábado)

6h – Paróquia Santa Rita de Cássia (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/santarita3l/)

16h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/pnsatl/)

Dia 1/11 (domingo)

6h – Paróquia São Francisco de Assis (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/psfranciscodeassistl)

16h – Paróquia Santa Luzia (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/ParoquiaSantaLuziaTL/)

Dia 2/11 (segunda-feira)

6h – Dom Luiz Knupp (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/diocese3lagoas)

16h – Paróquia Santo Antônio (transmissão ao vivo https://www.facebook.com/catedralSCJd3L/)

Sobre a Diocese de Três Lagoas

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.



Notícias